Arquivo do blog

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Batata doce polvilhada com gergelim, linhaça e chia

 Hoje o dia começou muito cedo para mim pois era dia de fazer a manutenção do cateter. Volta à quimioterapia do Hospital Moinhos de Vento e com isso muitas lembranças do carinho que recebi durante 1 ano de tratamento.
Ao chegar, fiquei feliz, pois pela primeira vez, a sensação que eu tive foi de felicidade por reencontrar pessoas que foram importantes no meu tratamento e não, como em muitas vezes, a lembrança do tratamento e seus efeitos colaterais. Muitas vezes ao entrar no hospital eu me sentia enjoada. Eu antecipava os efeitos da quimioterapia no meu corpo.

Tive uma ótima notícia e estarei compartilhando com vocês a criação de um grupo de apoio de pacientes com câncer de mama - projeto JUNTAS, no setor de oncologia do Moinhos, num post , nos próximos dias.

Sei como funcionou em mim o apoio que tive de grupos de amigas, de familiares para a superação dessa fase e por isso valorizo muito.

E já voltando às nossas receitas saudáveis, hoje foi Batata doce polvilhada com gergelim, linhaça e chia.
Dei uma cozinhada rápida na batata doce já descascada.
Fatiei e passei numa mistura de linhaça, gergelim e chia.
Coloquei numa forma untada com gordura de coco e levei ao forno quente por 30 min.

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Vida e morte

Falar de vida, felicidade, saúde, sucesso, alegria, viagens, filhos, e alimentação é fácil e a maioria das pessoas gosta de falar e fala, pensa e está sempre na luta por isso.

Falar de morte, normalmente, não gostamos nem queremos. Mas e quem não tem outra saída e tem que pensar, planejar, não ficar pensando só nisso, mas saber que a morte ou o fim da vida é algo que está diante de nós? Isso acontece quando temos ou convivemos com uma doença grave.

Sabemos, pelas notícias, que a violência termina com a vida de muitas pessoas, diariamente, mas a sensação que temos, e o que estamos sempre pedindo é que conosco não vai acontecer.

Mas e quando a doença grave aparece? Não temos outra saída a não ser refletir, planejar , executar muitas ações que melhoram a vida de nossos familiares.

E para nós? O que planejamos? Muitos poderão pensar em, como será a cerimônia?, como ficarão seus bens? Eu, desde que descobri que tinha uma doença grave mudei a minha vida. Pequenas coisas se tornaram invisíveis . Passei a dar importância aquilo que realmente é importante : a minha felicidade.

Planejo parar de trabalhar, viver em outro lugar, com praia, caminhar na beira do mar todo dia., quero viver sem ansiedade, sem desavenças, ouvir mais o sentimento dos outros, o conhecimento e a experiência daqueles que tenho o privilégio de encontrar no meu caminho.

Essa luta de quase um ano de tratamento me reserva agora a alegria de ser considerada sem a doença e isso é animador e suficiente para acreditar em Deus e sair em busca dos meus objetivos: viver feliz, fazer o que gosto, amar, me doar, ajudar...

Não posso dizer que não estou planejando o que deixarei para meu filho, o que der coloco em seu nome, enfim vivenciando um lado prático de alguém que tem a morte possível.

Mas, também não posso dizer que não sinto a vida pulsar em mim e acreditar sempre na cura e fazer dessa doença um motivo para mudanças e muito aprendizado como ser humano. Meu blog faz parte desse planejamento:aprender e ajudar quem precisa ou vive essa situação.

O que senti hoje, e o que venho sentindo quando leio a notícia de que pessoas que vivem em nosso meio morreram de câncer ou de câncer de pâncreas, como a morte de Flávio Gikovate, é uma sensação de insegurança ou apenas a lembrança de que a morte existe e por essa razão mais força deveremos ter para VIVER A VIDA!!!

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Biscoito de aveia

1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de farinha de centeio
1/2 xícara de aveia laminada
3 colheres de sopa de gordura de coco
1 colher de sopa de açúcar de coco
1 colher de chá de sal
120ml de água.
Bati na amassadeira e enrolei como na foto.

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Muito Feliz. Obrigada Lado Natureba.

Hoje foi um dia bem especial!
Recebi o contato da querida Giane Guerra do blog Lado Natureba que publicou um pouco da minha história na luta em busca da cura do câncer.

http://wp.clicrbs.com.br/ladonatureba/2016/10/11/receita-de-suco-anticancer-entenda-os-beneficios-dos-alimentos-no-combate-a-doenca/?topo=52%2C1%2C1%2C%2C171%2Ce171

Impossível não lembrar de tudo..que passei  mas, principalmente, me vêm à  mente os vários anjos que passaram em minha vida, nessa caminhada...Dra. Thais. Dr. Guilherme, Dr. Alessandro , equipe quimioterapia do Moinhos , minha Psicologa e minhas Nutricionistas.
 Essa nova etapa e a  minha paixão por alimento funcional traz agora contato com pessoas, que como eu, além da busca pelo conhecimento se dedicam a publicar, ajudando assim a outras pessoas.

Pão de aveia e centeio

Gosto de misturar as farinhas ...

Hoje fiz pãezinhos de aveia e centeio e deixei um pouco da massa, coloquei mais farinha branca e enrolei tipo palitinhos...ficou perfeito, farei mais e postarei receita amanhã.

Hoje vamos aos pãezinhos :
1 xícara e meia de farinha trigo
1 xícara de farinha de centeio
1 xícara de aveia laminada
2 colheres de sopa de gordura de coco ou azeite de oliva
2 colheres de sopa de açúcar mascavo ou de coco
1 colher de chá de sal
2 colheres de sobremesa de fermento biológico seco
1 xícara de água morna

Bati na amassadeira e fiz bolinhas.( se a massa estiver grudenta coloque um pouco mais de farinha de trigo.)