Arquivo do blog

domingo, 8 de janeiro de 2017

Pão colorido

Pão colorido

Fiz a massa branca na máquina de pão.
4 xícaras de farinha de trigo(pode ser usado o integral mas o colorido não fica tão bonito)
1 ovo
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de fermento biológico instantâneo
1 colher rasa de sobremesa de sal
2 colheres de sopa de óleo de girassol
1 xícara de água e mais o que faltar para completar a xícara tendo colocado o ovo nessa( aprox. 1,5 xícara de água).

Enquanto bate preparei no processador
2 cenouras cruas.
1 beterraba
Folhas de uns 6 galhos de espinafre ( passei água quente nessas para depois colocar no processador para picar).

Tirei a massa da máquina e cortei-a em 3 partes.
Cada parte fui colocando na maquina, com os legumes em cada uma e bati um pouco mais até misturar. Foi necessário colocar mais farinha pois os legumes contêm água.
Após isso, amassei um pouco mais com a mão e fiz 3 rolos, um de cada cor e trancei.
Deixei crescer e coloquei no forno.
O segredo para ficar bem macio e com visual colorido é o tempo que deixamos no forno( varia muito). Controlar colocando palito até ele sair seco.

Depois de muito tempo

Parece incrível mas depois de algum tempo ausente estou voltando e agora com a vontade de não mais parar.  Realmente esse canal precisa exercer sua função de colaborar de alguma forma com as pessoas que sofrem dessa doença , chamada câncer e que necessitam todo tipo de apoio, seja médico, psicológico, nutricional ( tido como uma menor importância  embora eu não veja assim), apoio pessoal como uma palavra amiga , de carinho, de um simples olhar de compreensão ou um estender de mão.
No dia 27 de outubro de 2016 quando já não mais escrevi recebi o diagnóstico da recidiva depois de ter parado 4 meses a quimioterapia.
Não posso negar que foi um choque . Parece que a morte estava bem mais próxima e o desespero começou a bater. Nessa hora a única ação foi sentar e chorar.
Chorar pelo medo de sofrer. Chorar pela insegurança do futuro, chorar pela nossa impotência diante dessa doença , tão desconhecida ainda.
Isso deve ter durado umas 2 horas pois a tarde eu já estava planejando muitas coisas que tinham que ser feitas.
Muitas etapas foram cumpridas nesses 3 meses e cada dia procurarei descrever, aos poucos, em cada post , as novas sessões de quimioterapia, meu tratamento espiritual que comecei, meu dia a dia sem trabalhar, minha luta contra os efeitos da quimioterapia e mesmo assim sigo na luta por uma alimentação saudável.